Vila Belmiro

A vila mais famosa do planeta

O estádio que entraria para a história do futebol nasceu da vontade dos pioneiros de ter um campo oficial para jogar

Nos primeiros anos após a fundação, os jogadores do SANTOS não tinham onde praticar o "foot-ball" de acordo com as regras oficiais do esporte. O grande problema era ter um campo com as dimensões que a regra determinava. A "cancha", no bairro do Macuco- onde o time se reunia para seus treinos e também para as partidas contra adversários da cidade, não era o ideal. E o terreno maior, na Avenida Ana Costa (uma das principais vias da cidade) nem sempre estava disponível, por ser também o local usado por outros times santistas.
 Em 1915 foi o auge da crise de falta de local para jogar. O SANTOS chegava a recusar jogos contra times internacionais, que excursionavam pelo país e tinham justamente no porto de Santos a porta de entrada e, consequentemente, faziam da cidade a primeira parada.
 A solução que os primeiros santistas encontraram foi tão simples quanto ambiciosa: fazer o clube ter sua própria casa, seu próprio estádio. Os dirigentes passaram a procurar espaços disponíveis. E acharam.
 O terreno escolhido, no bairro da Vila Belmiro, atendia perfeitamente aos anseios do novo clube. Uma assembleia geral, em 31 de maio de 1916, aprovou a compra da área de 16 mil m².























* CASA CHEIA - 32.989 pessoas é o recorde de público da Vila Belmiro ,num Santos 3 x 0 Corinthians, em 1964

Em 12 de outubro, o estádio foi inaugurado. Dez dias depois, o SANTOS bateu o Ypiranga por 2 a 1, na primeira partida naquele que depois viria a ser um dos templos do futebol.
 O nome oficial é Urbano Caldeira, e só foi adotado na década de 30, em homnagem a um dos maiores benfeitores do SANTOS no início do clube.
 Em 94 anos de história,a Vila foi palco de gols inesquecíveis, mas viu poucas vezes o time conquistar títulos. Na era de ouro, Pelé e cia se apresentavam nos mais importantes estádios do Brasil e do mundo.

* O último título de mata mata conquistado na vila belmiro ,é recente: Aconteceu em 2011, contra o Corinthians na decisão do Campeonato Paulista, onde o SANTOS FC sagrou-se campeão do torneio pela 19ª vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário